top of page

0s Sete Selos - Série #777

Atualizado: 23 de abr. de 2024



Estamos abrindo esta série #777, primeiramente para o grupo que está matriculado em nosso grupo da escola do reino em nosso aplicativo. Está restrito a esse grupo porque primeiramente, estamos num processo de transição e desconstrução de conceitos tradicionais a respeito do estudo do apocalipse com toda a sua complexidade, porém em busca da verdade, em vez da sustentação de alguma fábula ou tradição religiosa ou tabu.


Os selos são a primeira parte desta série de estudos para o tempo do fim, aonde também farão parte as Sete Trombetas e as Sete Taças, e não tem aqui a intenção de tocar nos assuntos "arrebatamento" e "salvação".


No último livro bíblico estava acontecendo uma visão do Trono de Deus dada ao Apóstolo João. A voz que João ouvia era como de som de trombeta, guiando-o e revelando-o sobre os eventos que viriam a ocorrer em era vindoura. Portanto, a nosso ver, o texto apreciado neste artigo não tem a forma preterista plena da teologia, a qual alega que o capítulo 4, de apocalipse já ocorreu quando da destruição de Jerusalém, em 70 d.C. Mas, aqui, acreditamos que essa teoria perde sentido quando não explica em que tempo estamos na história, de acordo com a própria Escritura, pois já se passaram quase dois mil anos, e não se pode sustentar, já que, no preterismo, estaríamos então, vivendo no reino duo milenar. O milênio já ocorreu? Não. Em minha visão, asseguro que faz mais sentido, do ponto de vista racional e espiritual, crer literalmente nas revelações recebidas por João para um momento futurista, mas bem próximo de nossos dias atuais.


Sobre quando o livro de Apocalipse foi escrito, os preteristas acreditam ser perto do ano 65 d. C, um pouco antes da destruição do templo judaico e da cidade de Jerusalém, no reinado de Nero. Contudo, a visão futurista não depende de data alguma para estudar o livro de apocalipse, mas acredita-se que João tenha escrito as revelações recebidas num tempo bem perto do ano 95 d.C, quando foi isolado pelo imperador romano Domiciano, e também, por causa das pistas e evidências que se relacionam com os demais fatos históricos da vida do apóstolo.


O escritor e testemunha do primeiro século da igreja primitiva, Irineu escreveu que viveu em Esmirna, e afirma ter sido aluno do bispo da igreja em Esmirna, Policarpo, que por sua vez foi aluno (ou discípulo) do Apóstolo João. Irineu fez parte da igreja primitiva do segundo século, e foi um contemporâneo mais próximo de João.

O escritor Irineu deixou um legado para nós, a igreja dessa era. A sua obra chama-se "Contra as Heresias", provavelmente escrita no ano 180 d.C. Como Irineu deixaria escapar de narrar os eventos naturais do apocalipse como mortes, fomes, terremotos, fenônemos astronômicos (sol e lua escurecidos e estrelas caidas)? Obviamente, que estes sinais ainda irão ocorrer antes da vinda do Filho do Homem. Esse também é o parecer dos escritores do primeiro século da igreja como, Tertuliano, Clemente, Hipólito e Orígenes.


Pois bem, os Sete Selos são um conjunto de decretos do céu que fazem parte de um livro em forma de rolo, escrito por ambos os lados, que, segundo a visão do Apóstolo João, no capítulo 5 de Apocalipse, estava na mão direita Daquele que está assentado no trono. Na visão de João, os sete selos estavam guardando o Livro, que precisava ser lido por alguém digno de romper cada um deles e abri-lo para conhecer o conteúdo de cada decreto.


Não havia ninguém quem pudesse ao menos olhar para aquele Livro. Então, João foi avisado por um ancião, que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz da Davi, que venceu, era digno para romper os selos que abriria o livro, e a revelar as coisas que viriam a acontecer (Ap. 5:5).


Todos os que estavam presente na sala do Trono, esperavam pela abertura do livro, e passaram a cantar, louvar e a adorar o Cordeiro que venceu! (Ap. 5:8-14).


A Abertura dos Sete Selos


"E, havendo o Cordeiro aberto UM DOS SELOS, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.

E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.


E, havendo aberto O SEGUNDO SELO, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.

E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.


E, havendo aberto O TERCEIRO SELO, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.

E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.


E, havendo aberto O QUARTO SELO, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.

E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.


E, havendo aberto O QUINTO SELO, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.

E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.

E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;

E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.

E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;

E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?"



Ler também sobre os 144 mil selados e a Grande multidão com vestes brancas (Ap. 7)


"E, havendo aberto o SÉTIMO SELO, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.

E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas "Sete Trombetas".

E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.

E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.

E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.

E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.

(Apocalipse 8:1-6).


Observem que as Sete Trombetas estão incluídas na abertura do último selo. Mas, isto veremos no próximo artigo.


Estou convencido pelo Espírito de Deus que as sete trombetas e as sete taças fazem parte dos Sete Selos. 

-----------------------

| 7 SELOS.       |

| - 7 trombetas |

| - 7 taças.         |

-----------------------

Sem separação entre ambos. Todos acontecendo quase ao mesmo tempo. Isso poderá ter importantes reflexos na teoria do arrebatamento surpresa!...

.

Quer experimentar isso? Leia de novo Mateus 24, aonde JESUS fala sobre o arrebatamento. Ele cita alguns eventos futuros, que são os sinais do arrebatamento... Isso está me trazendo novas revelações acerca do tempo do fim!

A Abertura dos Selos


O 1o. Selo trata-se do Anticristo; O 2o. Selo trata-se de GUERRAS e grandes confusões. A PAZ é retirada da terra; O 3o. Selo espalha-se a FOME global, que é provavelmente oriunda das confusões do selo anterior. Certamente que aonde há fomes houve guerras que abalaram o sistema comercial de transportes de alimentos; No 4o. Selo, além do fortalecimento da crise global de fomes e óbitos dela advindos, haverá PESTES que atormentarão a humanidade e também os animais; O 5o. Selo trata da perseguição violentamente implacável aos escolhidos, sejam judeus, sejam cristãos. É o GRANDE MARTÍRIO de crentes na terra; Na abertura do 6o. Selo ocorrerá grandes terremotos e também outros ABALOS NATURAIS, como as montanhas e ilhas foram abaladas e saíram de seus lugares, *e fenômenos cósmicos. (Apoc. 6:12). É curioso que nesse momento, esteja ocorrendo (de novo) *as mesmas coisas* na " 4a. trombeta (confere as mesmas citações em (Apoc. 8:12), ou seja, a terça parte do sol e da lua e das estrelas são feridos, causando trevas na terra (escuridão). É muito importante reavaliar isso. É, também, no sexto sdelo que as pessoas, ricas ou pobres, vão se esconder em cavernas clamar para escaparem da ira de Deus;  O 7o. Selo - o sétimo selo define que as TROMBETAS serão tocadas a partir deste último selo. E, isso também é curioso porque cita um cronograma (selos primeiro, depois as trombetas, depois as taças).

AS TEOLOGIAS DO ARREBATAMENTO (VINDA DE CRISTO)  Os pré-tribulacionistas

Na visão pré-tribulacionista, Jesus "arrebata" a igreja antes da Tribulação, ou seja, enquanto o céu se prepara para abrir o primeiro selo ou no momento da abertura dele (um pouco antes da construção do 3o. templo judaico e antes do Anticristo se manifestar, antes das Duas Testemunhas e de surpresa). Antes de qualquer decreto de maldição sobre a terra. Essa visão está sustenda, principalmente, em 2Tess. 2, mas à cada dia vem perdendo sustetação por causa daquilo que está escrito em 2Tess. 1 e em Mateus 24. (leiam de novo e de novo esses capítulos).


Os pré-tribulacionaistas dividem os sete anos de tribulação em duas partes:  a) Tribulação O início dos sete anos, um período entre a abertura do primeiro selo até o soar da sétima trombeta; (3 anos e meio). b) Grande Tribulação - Um período entre a primeira taça e o Armagedom, a batalha espiritual final. (03 anos e meio).


Os pré-tribulacionistas alegam que em Mt. 24, Jesus estava falando apenas para o povo judeu e não para os gentios, baseado no alerta que Ele fez sobre "o abominável da dessolação", que é a profanção do templo judaico, e também quando ele alertou: "orem para que a fuga (da perseguição do Anticristo) não ocorra no sábado ". Portanto, os pré-tribulacionistas alegam que Jesus não explicaria assim para gentios, a não ser para os judeus, pois estes guardam o shabat, que um dia em que muitas estruturas como transportes, por exemplo, não funciona em Israel. Então, se Jesus explicou isso apenas para os judeus, isso pressupõe que a igreja não mais estaria na terra nesse momento de profanação do anticristo, que ocorrerá bem no meio dos sete anos de tribulação. Os meso-tribulacionistas


Na visão meso-tribulacionista, o arrebatamento ocorrerá no meio da Tribulação, ou seja, quando iniciar a Grande Tribulação. 

Na visão meso-tribulacionista, espera-se que o Arrebatamento ocorra bem no meio dos 07 anos atribulados na terra ou seja 3 anos e meio após o início da Tribulação. Essa visão é baseada, sobretudo, em 1Cor. 15-52 e Apoc. 3:10 e Apoc. 11:15, ou seja, o arrebatamento ocorrerá ao ressoar da Sétima Trombeta e antes do derramar das Sete Taças da Ira de Deus.

Eles sustentam que não haverá arrebatamento de surpresa, mas que Jesus alertou os tempos e os sinais do arrebatamento. Que, o ladrão é para quem não está esperando, mas a igreja está esperando a Vinda de Cristo e o Arrebatamento. Isso parece conferir com aquilo que Jesus falou em Mateus 24. (leia de novo):

"29Imediatamente após o tormento daqueles dias, o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; e as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão estremecidos. 30Então surgirá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra prantearão e verão o Filho do homem chegando nas nuvens do céu com poder e majestosa glória. 31Ele enviará os seus anjos, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus." Observem que os fenômenos cósmicos antecedem a Vinda de Cristo e o Arrebatamento. Esses fenômenos ocorrem no abrir do 6o. Selo e também no toque da 4a. Trombeta.

Alguns grupos de estudiosos do meso-tribulacionismo também compreendem que o arrebatamento pode ocorrer até um pouco depois dos três anos e meio, ou seja, pode ser entre os três anos e meio e o sétimo ano de tribulação, quase no fim da Grande Tribulação e início do Milênio.


Os pós-tribulacionistas

Na Visão pós-tribulacionista , sustenta-se em parte que a igreja não será arrebatada, mas passará pela tribulação,  aguardando Jesus descer em glória e poder, conforme Mt. 24, para "separar" os seus santos e, em seguida a instalação do reino milenar apenas. O argumento mais forte dessa visão é a de que o livro de Apocalipse, em nenhum momento trata-se de dois eventos - Arrebatamento e Vinda de Cristo. Mas, tão somente sobre a Vinda de Cristo. Em outras palavras, no pós-tribulacionismo Jesus inicia o Milênio, assim que terminar a Grande Tribulação sem episódio algum de arrebatamento específico.

Eles também argumentam que foi isso que Jesus ensinou em Mateus 24. E, também alegam, que ao descer em glória e poder nas nuvens, Jesus não surgirá como um ladrão, pois isso é somente para aqueles que não o estão esperando. Então, toda a terra verá o acontecimento da Vinda de Cristo nas nuvens, sem arrebatamento.


Porém, uma outra vertente desse grupo também acredita que, se houvesse arrebatamento (ou escolha ou tomada para si) seria por pouco tempo, ou seja, no finalzinho da Grande Tribulação, e não dependeria de 07 anos para que os escolhidos desçam para reinar, juntamente com a nação redimida e remanescente de Israel por mil anos, a partir do Sacerdócio Real restaurado em Jerusalém. Isso pressupõe

Uma coisa é certa: Não interessa "quando" vai ocorrer o arrebatamento da igreja, se antes, no meio ou depois da tribulação. O que importa é que seremos tomados por Ele dos quatro cantos da terra. É importante não cedermos à APOSTASIA desse tempo de hoje para estarmos com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo para sempre!


Até a próxima!

Cláudio Santos





 
 
 

Comments


JESUS É APAIXONADO POR PESSOAS , NÓS TAMBÉM TE AMAMOS!

Se você precisar de alguma oração ou aconselhamento bíblico, faça contato conosco.

Nossa equipe conta com pastores e conselheiros cristãos de relevado preparo e experiência em aconselhamento pastoral

É um grande prazer poder servir você!

Envie o seu email para adore.sempre@gmail.com

 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja da Harmonia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page