Siga a Jesus
- Cláudio Santos
- 15 de abr. de 2019
- 13 min de leitura
A "quem" você está seguindo? #SigaaJesus
Maria deu à luz a Emanuel, que significa “Deus Conosco”. Era o Céu na terra. Muitos ainda o seguem, outros não.
“O Filho de Deus, Yeshua, veio à terra para verter Seu sangue da aliança para comprometidamente reconectar o céu e a terra!” (Tom Hess)
Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
15 “A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações; 16 O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou. 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. 18 E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19 E disse-lhes: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. 20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; 22 E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. 23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino. (Mateus 4).
Jesus discipulou sem cerimônias, comprovando que é possível eliminar burocracias e paradigmas da igreja sobre o discipulado. Em outras palavras, não foi necessário que os discípulos fizessem parte de alguma igreja evangélica primeiramente, para que somente depois, de um monte de legalismos religiosos, essas almas pudessem ser discipuladas pelo Mestre.
Num outro momento, Jesus viu a Mateus, o coletor de impostos e disse: “Segue-me!”Ele se levantou e o seguiu. (Mt. 9:9).
Em Atos 9, o religioso e intelectual Saulo tem um encontro pessoal com Jesus a caminho de Damasco. Paulo foi visitado inequivocadamente por Jesus a quem perseguia. E, você, neste século 21, que nada deseja saber sobre o reino de Deus, isso mesmo, sobre Deus e Jesus, Reino Eterno, etc… E, você também que zomba de Jesus por aí (não se desligue desse assunto, ele nunca “sai da moda”). Pense nesse assunto todos os dias. Você segue a Jesus ou persegue a igreja Dele?
Saulo ficou cego por três dias, e, como conhecedor da Lei, pois era fariseu, orava a Deus na casa de Judas (não o Iscariotes), até que Ananias (que também orava) foi visitado por Jesus em visão, obedecendo ao Senhor, reanimou Paulo com a imposição de mãos (Atos 9:12), e, em seguida, passou a explicar a Paulo o que acontecia, e como havia sido visitado pela autoridade e, também agora sob o governo de Jesus, a segui-lo fielmente, o que Paulo descreveu como “Lucro” (Fil. 1:21).
Antes, Saulo, na sua forma ética de enxergar as Escrituras, destruía a igreja de Cristo. Mas, o Rei tinha outros planos para aquele homem. Era necessário que Saulo seguisse a Cristo. Pois o próprio Mestre nos disse que quem não ajunta com Ele é contra Ele, e quem com Ele não ajunta espalha (Lucas 11:23). Paulo deixou de espalhar os cristãos para semear com os cristãos. Ele seguiu a Jesus!
Ele se converteu radicalmente à cultura de Cristo, não a uma nova religião, mas a Jesus, para ser um instrumento para levar o nome de Jesus perante os gentios e também perante os governos legalmente estabelecidos e, também aos judeus. Uma nobre transformação. Ele foi transformado primeiramente por dentro. Renovação de mente. Mudança radical. É isso. Toda mudança de cultura trás consigo crises, e também soluções.
A autoridade espiritual de Jesus o levou a dizer: “Siga-me.” A narrativa bíblica e a história confirmam que 12 homens largaram imediatamente tudo e passaram a segui-lo, ora, isso é sobrenatural! Depois a gente volta aqui…
Mas, Lucas 18, porém registra a história de um homem rico e religioso, que ao ouvir o convite de Jesus, olhou para trás e resolveu não seguir a Jesus para tomar outros rumos na vida. Infelizmente este perdeu o Maior Tesouro da Humanidade: O Reino dos Céus. Lucas detalha com muita clareza o que Jesus disse aquele homem: “divida o seu tesouro com os carentes, e eu te darei um tesouro no céu. Vem e Segue-me!” (Lc. 18:22). O homem ficou triste, pois não poderia trocar a sua riqueza por Jesus. O que você ainda não renunciou para seguir a Jesus.
Nestes dias temos visto muitos seres humanos seguindo naturalmente a outros seres humanos, buscando, talvez, “sabedoria” ou vantagem política, econômica ou religiosa. São coisas passageiras, mas e, quanto a você, à Eternidade, Jesus deseja fazer um convite a você, é importante que você não esteja distraído, seguindo a “gurus” do ramo exclusivo da filosofia.
Mas, o reino de Deus é inigualável. Jesus é ilimitado! Ele é o Senhor dos senhores! A linguagem e a mensagem do reino de Jesus colocou o mundo de cabeça para baixo, lá primeiro século, e se somos seguidores de Cristo, este impacto de mudança pela fé, paz, justiça e alegria materializada no corpo, deve ser continuada por nós neste século também!! O Reino da Luz é absolutamente oposto ao reino das trevas. Tem não como copiar/colar ou disfarçar. Jesus tem que reinar dentro de vc!! Isso é mais importante do que qualquer reputação na mídia ou compromisso com fiéis ou com terceiros. De nada adianta ganhar o “mundo inteiro” e perder a sua alma (Mc. 8:36).
Jesus (o noivo) não agiu pelos fãs. Ele agiu pela fé de Sua Noiva (a igreja)
Há algum tempo atrás apenas os clubes de fãs desejavam saber sobre o próximo show de seus “ídolos”. Naturalmente, que hoje, tudo ficou simplesmente mais rápido e fácil ter acesso a essas e outras informações, tecnologia é o que não falta não é verdade?
Homens seguindo a homens. Quantos milhões de dólares (ou reais) investidos para que um fã se aproxime de seu ídolo e vice versa! Mas, isso não é coisa do sobrenatural. Outra reflexão: mas nós não somos apenas de um mundo natural, certo? O que você espera receber no final de tudo? Coisas naturais ou sobrenaturais?
Os discípulos, porém, movidos por um grande impulso “sobrenatural” seguiram a Jesus “imediatamente”, ao primeiro sinal do Mestre. Isso é absolutamente incrível aos olhos humanos. Ninguém em sã consciência tomaria tal decisão em minutos. Eles largaram TUDO para SEGUIR a JESUS! Eram homens judeus comuns que aguardavam um Messias, segundo as Escrituras.
Pedro disse: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.” (Lc. 18:28)
Não há o que e pensar muito acerca da vocação de cada um, visto que também nos dias de hoje, de forma sobrenatural compreenderam dentro de si tal chamado para seguir a Jesus, o nome disso, além de vocação, é claro, também pode ser considerado como paixão, determinação ou fervor pelo Reino de Deus. E, isso estará notadamente afirmado pelo próprio Jesus (Yeshua), no mesmo texto, respondendo a Pedro e aos demais:
“Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, 30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.” (Lc. 18:30-31).
Perfeito. É aqui que se encerra toda ideia de clube ou organização social ou religiosa ou fanatismo. Encerra-se porque a proposta de Jesus não estava no “campo natural” das coisas. Mas, no sobrenatural. Os discípulos logo se conectaram ao céu! Mas, o perfil de Jesus não era de se seguir assim tão fácil, sem preço, sem renúncia. Eles deixaram barcos, tenda de impostos, clínicas, famílias, etc, em busca de um reino novo para eles e para os demais, inclusive para nós também. Era o real compromisso de uma noiva (a igreja) em formação, com o seu Noivo (Yeshua). Um comprometimento sobrenatural. Uma alegria incomparável. Era o reino de Deus sendo injetado diretamente nos corações dos discípulos pelas obras do próprio Filho.
A alegria dos seguidores de Cristo
É claro que essa alegria a nada mais poderia se comparar! Era necessário semear e multiplicar isso aos parentes, amigos, etc. Antes, porém, havia um preço pessoal a pagar. Custou a renúncia de suas tarefas e prazeres para seguirem o Mestre. Durante aqueles 03 (três) anos de ministério, eles seguiram apenas um homem: O Cristo, que significa o ungido de Israel. O reino precisa estar dentro de nós fervendo ardentemente, transbordando, desejando mais do céu dentro de nós para depois disso, então explodir para fora, e sem economia alguma! Derramamento do Espírito Santo não tem recessão, nem inflação, nem crise que o detenha! (Joel 3 está acontecendo)!!! O próprio Filho orou: Venha o Teu Reino na terra!!
Jesus não tinha livros escritos, nem CDs de sucesso, não tinha CNPJ (uma instituição em seu nome), nem um programa de TV de grande audiência no Ibope, nem camelos, nem onde repousar a cabeça, etc. Mas, os discípulos o seguiram sem medo de se tornarem os homens mais corajosos da fé! Eles não se arrependeram de se arrependerem. Era o reino de Deus inundando cada célula de suas veias! Jesus apenas disse a eles “Venham e Sigam-me”. Eles O seguiram de imediato! E, você a quem você está seguindo? Qual o tesouro ou a alegria que o seu “mestre” a que você segue hoje lhe dará? É algo temporal ou um tesouro eterno?
Nada era mais importante para aquela geração do que a restauração do reino de Yeshua, assim na terra como no céu. Era apenas o começo. Um dia Ele governará todas as nações a partir de Jerusalém. E, todos os olhos verão como deveria ser os governos na terra. Jesus se assentará no Templo e dali governará com equidade e justiça e alegria sem igual! Isso porque o reino de Deus não é feito de comida, nem de bebida, mas de justiça, paz e alegria!
A Antiga Aliança de “justiça” e de “paz”, (Gal. 3:8 e Gen. 16:6), agora compensada com a alegria de estarmos todos juntos reinando com o Rei dos reis, o Senhor dos senhores e Governo dos governos! JESUS é sinônimo de alegria!!
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com ALEGRIA e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”
Não há “jeitinho brasileiro” para seguir a Jesus
Jesus pessoalmente mencionou poucas vezes sobre se unir a uma igreja (o que não é problema), mas acerca do REINO DE DEUS, chegou ele a fazer menção mais de 120 vezes. Anunciemos que o Reino está próximo! A mensagem de Jesus AINDA é de arrependimento! Não se distraiam. Só há um jeito de “flexibilizar” o evangelho. Arrependendo-se para que sejam cancelados os vossos pecados. Esquece o “jeitinho brasileiro” para tentar ter acesso ao reino dos céus! Então, para que o reino de Deus possa vir a ser restaurado na vida das outras pessoas é necessário primeiramente que o mesmo seja restaurando dentro de nós.
Assim na terra como no céu
O céu (Yeshua) veio à terra para fazer conexões de um governo justo, eterno e inabalável! Ele ouviu pessoalmente o clamor do povo!
O que os cansados e oprimidos lá fora, nas ruas, perguntam e desejam saber de verdade, NÃO é se você é irmão, líder, cantor, pastor, missionário, apóstolo, anjo, ancião, querubim, serafim ou seja lá qual for a patente religiosa!!! Eles também não perguntam qual é a sua igreja, etc… Que diferença faz isso pra eles?? Nenhuma.
Eles não vão perguntar a você qual foi o seu seminário teológico, se você fez “Eted” ou “Encontro”. Os oprimidos não vão se interessar por qual a denominação evangélica que você segue, se você tem razão teológica ou não, ou qual a música gospel das paradas de sucesso!! Eles também não desejam saber se você sabe mais do que o outro irmão ou se vocês vivem disputando conhecimento e ostentação de ideias gospels!!! Se você ora ou canta ou prega mais do que o outro, etc! Eles vão perguntar o que Deus pode fazer por eles!
O Sal da terra
Irmãos, acordem! A religião não faz diferença alguma para as almas que Jesus nos mandou pescar, eles não têm esse tempo, nem essa necessidade!A necessidade do cristão até pode ser de status, mas as necessidades das almas cansadas, oprimidas e sobrecarregadas é outra carência! São carentes de TUDO! Eles têm todas as necessidades da vida! A maior delas é o reino dos céus! Quando Jesus desceu esse foi o Seu foco! Devemos seguir a Jesus!
A maioria deles SÓ DEPENDE DE DEUS para comer ou beber, enfim, viver ou sobreviver! Será que isso não choca o seu coração? E, você ainda está aí julgando o seu irmão, só porque não concorda com um monte de abobrinhas evangélicas??!!! Jesus agiu com compaixão, e você? Você é discípulo de Jesus? Você segue mesmo ao Mestre Jesus? Você está fazendo a vontade de quem? Siga a Jesus! Ele cumpriu a vontade do Pai. Ele deu a direção certa!
O Foco de Jesus
Jesus valorizou os povos não religiosos, carentes e com o coração aberto para um vinho novo. O clamor que vem das ruas, das vilas e casas carentes de tudo é silenciado pela religião! Mas, esse grito ecoa dentro dos ouvidos do Rei! “Filho de Davi tenha compaixão de mim”. Eles só pedem socorro, filhos de Deus!!! Eles vivem cada dia como se fosse o último dia! De milagre em milagre.
O que é um milagre?
Comer um pão é um milagre pra eles. Beber um suco é outro milagre!!! “O que DEUS pode fazer por nós hoje?” É o que eles perguntam!! Essa pergunta ficará no ar para quando você estiver orando em casa que o Senhor inunde o seu coraçãozinho com profundo arrependimento pelo egoísmo e orgulho religioso invadido pela imposição cultural da sociedade ou até da igreja mesmo!! Infelizmente, o maior problema para atender ao clamor do necessitado não está no céu, está na terra, na igreja, no líder! (embora seja isso o que mais Jesus valorizou)! Contudo, não é para sair da igreja, maninhos! Mas, podemos “ser” igreja de dentro para fora! Nós, igreja, precisamos de uma milagre para seguir a Jesus!!
Arrependa-se, siga a Jesus!
Volte-se para a Cruz e arrependa-se daquela “indiferença”. Peça para Jesus preencher e inundar o seu coração da cultura do céu na terra! Proclame o Reino Dele na terra com atos de amor, justiça, compaixão e alegria! Hoje, nós semeamos, mas um dia, quando Yeshua estiver aqui (reinando entre nós de um templo físico em Jerusalém), então será um reino eterno de paz, justiça e alegria como é no céu e para sempre, amém!!! (Isaías 19:23).
O Preço de seguir a Jesus
Seguir a Jesus tem um prêmio eterno, tem uma herança eterna (que não é somente a salvação, mas um galardão), sim, mas, seguir a Jesus tem um preço aqui na terra, um esforço para representar o governo do céu aqui. Esse trabalho não oferece status, mas oferece humildade e dedicação por amor. Um trabalho sem destaque, onde a mídia não está, não há recursos tecnológicos avançados, nem palco, púlpitos, e nem platéia. A Escola do Reino é diferente por ser uma escola de amor e de fidelidade ao Rei. Nesta escola, o escritor de Hebreus, revela que é hora de parar de sermos apenas “estudantes eternos” para passar a “ensinar” sobre o evangelho do reino, assim como fez Jesus (ler o artigo “O Alimento Sólido em https://www.gospelprime.com.br/o-alimento-solido/). Aquele cristão que desejar se tornar um discípulo de Jesus deve estar atento às Escrituras. Por exemplo, vejamos o que Jesus falou sobre isso em Mateus 10:
5 Ele enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 6 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; 7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. 8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. 9 Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, 10 Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. 11 E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. 12 E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; 13 E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. 14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. 16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. 17 Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. 19 Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. 21 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. 22 E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 23 Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem. 24 Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? 26 Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. 27 O que vos digo em particular dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. 29 Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. 30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31 Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. 32 Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. 34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; 35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36 E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Conclusão e reflexão
Bom, como vimos na Palavra de Deus, temos muitos desafios pela frente, podemos obedecer ou desobedecer. Podemos ficar tristes como o jovem rico ficou, ou absolutamente alegres como os discípulos. Se você escolheu a tristeza de abandonar o seu deus limitado e temporal para rejeitar ao convite do Deus Eterno, sinto muito dizer com muita convicção de essa é uma escolha errada.
Mas, se você decidiu a segunda opção, que é a alegria de viver seguindo a Cristo, mesmo que haja renúncias de orgulhos, então, seja bem vindo à Cultura do Reino de Deus e à eternidade com o Rei dos Céus e da terra, pois os discípulos fizeram esta escola e, depois desta escolha se tornaram dignos de Cristo.
Eles poderiam escolher seguir a vários governos religiosos (e até políticos), mas escolheram seguir o governo do Rei Eterno. Eles poderiam seguir a qualquer homem rico, religiosamente influente ou politicamente famoso, mas eles escolheram seguir a Jesus. E você, a quem deseja seguir a partir de hoje?
Até a próxima,
claudinho.adore@hotmail




Comentários