top of page

Está Cristo dividido?

“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.” (1Cor. 1:10-13).


Publicado há 08 anos atrás, em 10h09 - 04/04/2016

Por Claudio Santos para o Jornal Gospel Prime - https://overbo.news/esta-cristo-dividido/?sfnsn=wiwspwa#disqus_thread


Introdução


Não somos diferentes clubes, somos um único reino!

Jesus estava à mesa ensinando e servindo aos seus doze apóstolos, era uma ceia de páscoa. Mas, aconteceu algo muito curioso ali, que o evento, como sempre, muito bem registrado por Lucas, foi detalhado do capítulo 22 de seu livro.


Até na igreja primitiva houve tentativa de disputas entre líderes e entre o povo denominacionalista, o que é muito comum em nossos dias. Os cristão doutrinados a defenderem suas grifes e marcas em detrimento do reino de Deus. Mas, esse desvio do evangelho foi reprovado imediatamente por Paulo.

No contexto, a igreja do passado, trás uma grande lição para a igreja desse século e, oremos (e vigiemos) para que não se repita nos séculos vindouros com a igreja do futuro.


O assunto não é fácil, pois trata de uma cultura milenar, deve-se ler e meditar “desarmadamente” e de forma “amadurecida”.

Desejo uma Boa leitura!



As disputas religiosas e suas reprovações no evangelho


Os apóstolos da BÍBLIA, também, "disputavam" sobre quem era pioneiro, o mais líder, o mais sábio, ou “mais maior” no Reino de Deus, até que amadureceram na fé, e deixaram de fazer esse tipo de perguntas infantis ao Mestre!

Vejamos então o texto:


“E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.  Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.” (Lucas 22:25 a 27)


Muito se fala na igreja do século 21, que “maior é aquele que serve”. Pois bem, muito se fala mesmo, no entanto, os fatos não acompanham a fala de nossas igrejas, não é mesmo?


Ora, não precisa se espantar, pois Jesus já explicou isso para os seus discípulos: “No plano original de Deus, no Gênesis, ele pensou primeiramente no estabelecimento de Seu Reino na terra, depois no estabelecimento de Sua Justiça, depois veio a esposa, depois a família (igreja contextual), depois Adão teve problemas em casa, e passou a trabalhar, depois outras coisas, etc e tal.


“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.” (Rm. 14:10)


Os meios e o Fim


Na vida comum, ou seja, na cultura racional, sem o conhecimento da sabedoria de Deus, por causa do ego, as pessoas costumam dar muita mais importância aos meios e não aos fins. Mas, no reino espiritual, é necessário repensar. Repensemos também, que, o Reino de Deus não se finda na família, nem numa célula, nem na igreja, pois essas coisas passageiras são apenas "meios" para um determinado fim, que é Jesus. É tudo sobre Ele e seu reino eterno.


É óbvio que seja, então,  uma soma de “esforços comuns”. Portanto, não se trata de uma competição daqueles que tiveram a melhor, digamos , “ideia”, pois o Senhor Jesus, no “Dia do Seu Tribunal” (Rm. 14:10), não vai “prestar contas” sobre quem teve “a melhor idéia”. Ora, Reino de Deus não é festival de idéias, nem concurso público, não é verdade? Não foi isso que Ele ensinou aos apóstolos! Ele não mandou disputar nada!

Não existe “reino humano cristão” x “reino humano cristão".


Não somos clubes concorrentes, somos um único reino.

A indústria religiosa do cancelamento e da censura ao co-irmão

 

É muito comum a gente ver uma prática de censura e cancelamento em nossas igrejas atuais, moldando-se à cultura do polarismo político, um grande pecado da igreja atual em que se costuma praticar automaticamente em cada denominação, sem perceber a gravidade do desvio de caráter da igreja, o qual se passa em branco voluntária ou involutariamente. Mas, Jesus reprovou veementemente a "indústria religiosa do cancelamento e da censura".


Cancelar a livre expressão e manifestação do pensamento do irmão sobre o evangelho, significa uma ato de grave violência à doutrina de Cristo e dos apóstolos da Bíblia. Quando uma denominação censura ou cala ou cancela ou boicota a pregação do evangelho de outra denominação ou de outro pastor co-irmão, mesmo que aquele ensino seja verdadeiro e afinado com a Bíblia e alinhando com os princípios espirituais, o nome desse pecado é egoismo, dissenção, facção, porfia, inimizade, contenda, ódio, discódia, ciúmes, ira. E não poderão herdar o reino de Deus os que tais coisas praticam e não importa o tamanho, nem a fama da denominação e nem do líder da mesma.


19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gal. 5:19).


Não adianta focar nos pecados dos outros do mundo inteiro, mas perder a sua alma.

Naquele Dia, Ele vai perguntar, simplesmente, se você “obedeceu” aquilo que Ele mandou fazer! Repensem, mudem as mentes humanas para uma mente de Cristo! Disputar é característica de religiosos, obedecer é característica de filhos de Deus!



Deus não divide a glória Dele com ninguém (Is. 42:8)


O Apóstolo Paulo, também reprovou imediatamente as disputas denominacionais e chamou a atenção da igreja de Corinto também naquele século I, a fim de tratar sérios problemas que tinham aparecido na igreja, logo em sua segunda viagem missionária.

Ele fundou a igreja de Corinto no ano 50, d.C.. Seis anos mais tarde, Paulo, já estava em Éfeso quando alguns membros da casa de Cloe (membros desta igreja), levaram até Paulo, que já estava em Éfeso, um relatório de problemas sobre, porque estava havendo “extremo desafio” ( no grego, contendas).


Mas, estas coisas estavam acontecendo em nome da “inteligência” (ou “sabedoria” para os gregos), e, não em nome de Jesus! Se fosse para Deus ser encontrado apenas por meio da sabedoria humana, Deus seria acessível apenas a uma classe social de elite. Mas, este não é o plano de Deus.


A cultura de Deus é de um Reino Inabalável, Perpétuo, Indivisível e Eterno.

O incentivo de Deus é para glorificar a Ele ( que é Santo), e não ao homem (pecaminoso). Deus não divide a glória Dele com ninguém, amados!

Senão vejamos. Vamos ler o texto de I Cor. 1:10-13:


“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.  

Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.  Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.  Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?” (ICor. 1:10-13).


Reflexão

Diz-se que certa vez perguntaram a Gandhi: “Se vc é quem respira espiritualidade por que você também não vai até a igreja cristã?” Ele respondeu: "Qual delas?"



Conclusão

Concluo, então este pequeno estudo bíblico com a mesma reflexão que Paulo deixou no ar aos Coríntios, a qual cabe, sobretudo aos líderes da igreja cristã pós-moderna em nossa nação:


Igreja do Brasil, Está Cristo dividido?

Vejamos a oração que Jesus fez por nós em João 17:

Pai, (…) assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

19  E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

20  E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

21  Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Repensemos.


Chegamos ao fim deste artigo, mas o assunto é muito mais vasto e precisa ser estudado por você agora. Ah, e compartilhe-o a vontade, ajudando mais um amigo a ser esclarecido no evangelho pelo Espírito Santo e não mais pela tradição religiosa!


Até a próxima!

 
 
 

Comments


JESUS É APAIXONADO POR PESSOAS , NÓS TAMBÉM TE AMAMOS!

Se você precisar de alguma oração ou aconselhamento bíblico, faça contato conosco.

Nossa equipe conta com pastores e conselheiros cristãos de relevado preparo e experiência em aconselhamento pastoral

É um grande prazer poder servir você!

Envie o seu email para adore.sempre@gmail.com

 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja da Harmonia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page