top of page

A plenitude dos gentios - Série #777

Atualizado: 23 de abr. de 2024


Série #777


Nós já vimos num estudo anterior, aqui na escola do reino sobre os gentios, e que essa palavra vem etimologicamente de uma palavra hebraica "Ghoyn", que significa "gente". Daí, surgem as suas derivações "gentios" e "gentileza".


Os gentios existiram antes dos hebreus, até que Deus chamou Abrão, que especialmente foi retirado dos gentios para uma missão dirigida aos próprios gentios de volta, ou seja, Deus disse a Abrão para ele sair do meio dos gentios, mas que no futuro as suas nações abençoariam todas as nações gentias da terra de volta por meio do plano de restauração de todas as coisas na terra. Contudo, a nação de Israel, foi aquela escolhida por Deus para carregar a Arca da Aliança. Desde Abel, Deus sempre preservou o seu remanescente sacerdotal na terra. No entanto, por causa de suas idolatrias e apostasias, essa nação seria pisada e dominada pelas nações gentias por um período de tempo, chamado de Tempo dos Gentios (Lc. 21:24), o que é diferente de Plenitude dos Gentios, o que no grego é entendido como "pleroma", ou seja, o enchimento adequado, e que no hebraico, pelo contexto de Romanos 11:25, tem o significado de "equilíbrio", entre os povos, que é o título deste artigo.

Essa missão dada a Abraão tem a ver com o evangelho, já que o evangelho chegou primeiramente aos judeus e não aos gentios e, isso abençoaria todas as nações da terra (Gn. 12:3). Assim, a igreja foi formada por vários judeus e também estrangeiros que viviam em terras judaicas, desde o tempo de João Batista, o qual reunia os seus discípulos às margens do Rio Jordão, que fica entre Israel e Jordânia.


O grupo que ali se reunia já não mais praticava o judaísmo, fortalecendo a estruturação da igreja primitiva que continuaria a partir da grande comissão dada aos discípulos de Jesus. A história vai nos contar que muitas igrejas primitivas, sem templos não foram fundadas pelos apóstolos, mas foram criadas por pessoas anônimas, que creram no evangelho. As igrejas eram assim chamadas não porque tinham templos, mas porque reuniam-se nas casas com parentes e vizinhos, em nome de Jesus, seguindo os seus ensinos, que já era mais o judaísmo.


A partir dali, os gentios remidos, ou seja, os novos co-herdeiros do reino, os cristãos, seriam responsáveis pela difusão do evangelho, não do cristianismo, mas do evangelho, uma vez que os judeus rejeitaram essa palavra profética, então os gentios passaram a ser profeticamente enxertados nessa dimensão espiritual, enquanto que os judeus ficaram num modo de espera, pois o Pai não os rejeitou totalmente, e isso por causa das Alianças que Deus fez com os seus patriarcas. (Rm. 11:27).


"Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. (Rm 11:25).


Contudo, Deus tomou a iniciativa de incluir os gentios no propósito de disseminação do seu reino eterno, através do evangelho para causar um tempo de ciúmes ao seu povo de Israel. Podemos classificar os gentios em dois grupos: os gentios remidos e os gentios não remidos dentre as nações. Esse mapeamento deve permanecer em nossa mente toda vez que estivermos lendo e estudando as Profecias. Tudo é sobre o Reino Eterno e seu Rei Yeshua e o Reino de seu Pai e a sua generosidade enquanto criador e pai em relação à sua criação e o seu povo, a sua família na terra. Então, precisamos mapear mentalmente esse panorama espiritual e geopolítico na terra da seguinte forma: A nação de Israel, os gentios remidos e os gentios não remidos (as nações).


O apóstolo Paulo, que foi chamado para uma missão especialmente voltada para os gentios, em Atos 9, fala sobre isso em romanos 11, também:


"⁷ Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

⁸ como está escrito: "Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje".

⁹ E Davi diz: "Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e retribuição para eles.

¹⁰ Escurençam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre".

¹¹ Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

¹² Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

¹³ Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério,

¹⁴ na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles." (Romanos 11:7-14).


Por causa da transgressão de Israel veio a salvação para os gentios. Aqui, podemos prever que existe um ato de reconciliação com Deus, e este ato tem um tempo determinado pelo próprio Deus:


"¹⁵ Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?

¹⁶ Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão.

¹⁷ Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

¹⁸ não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você.

¹⁹ Então você dirá: "Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado".

²⁰ Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema.

²¹ Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.

²² Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

²³ E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.

²⁴ Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira?

²⁵ Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

²⁶ E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

²⁷ E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados".

²⁸ Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

²⁹ pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

³⁰ Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles,

³¹ assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês.

³² Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos.

(Romanos 11:15-32).

O tempo dos gentios é diferente da plenitude dos gentios.


"Quando virdes exércitos fechando o cerco ao redor de toda Jerusalém, sabei que é chegada a hora da sua absoluta destruição. 21Então, os que estiverem na Judéia, refugiem-se nos montes, mas os que estiverem na cidade saiam imediatamente, e os que estiverem nos campos não venham para ela. 22Porquanto, estes serão os dias da vingança, a fim de que se cumpra tudo o que está escrito. 23Ai das que carregam no ventre seus filhos e daquelas que amamentam naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. 24Eles sucumbirão ao fio da espada, e muitos serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisoteada pelos gentios, até que passe o tempo de poderem agir assim. (Lc. 21: 20-24).


O tempo dos gentios, assim como a plenitude dos gentios estão diretamente relacionados com aquilo que acontece em Israel, e por isso não é possível desligar Israel da igreja, nem a igreja de Israel. Seria como deixar a Videira Yeshua sem galhos, sem os ramos e sem os enxertos, pois na visão de Deus não existe separação de corpo espiritual, nem de propósito, e sim de modo de atuação e do tempo relacionado a esse modo, porém de ambos os povos Deus fez um. Nenhum dos povos pode viver sem a sua Raiz, que é a Videira, mas assim como os ramos, os enxertos também serão revigorados para sempre pela Raiz Eterna, que é Yeshua.


Não se confunda. Você não é raiz judia, nem raiz gentia, tem algo muito superior, ou seja, você é a nação santa, raça eleita, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. (1 Pe. 2:9).

Enquanto o tempo dos gentios é o tempo de domínio das nações sobre Israel, a plenitude dos gentios é a era da igreja, ou seja, o momento em que a igreja será equilibradamente completada pelo desígnio do Eterno.


Deus se move por alianças


Apesar da igreja tentar se achar Israel espiritual, ela não pode ser por causa das Escrituras e das alianças que Deus fez com a nação de Israel. Deus se move por alianças. Ao mesmo tempo, esse povo que Deus não rejeitou para sempre, não poderá voltar ao seu lugar no reino como ramos, a não ser pela plenitude dos gentios e, após isso, pelo entendimento da revelação do Messias, que já veio e vai retornar para a que uma plenitude espiritual de Israel ocorra também. Esse cenário está previsto, tanto no arrebatamento da igreja, quanto na segunda vinda de Cristo, ressalvadas as demais correntes teológicas a respeito do momento desse dois episódios ou apenas, um momento para os dois episódios, o importante é que também os eleitos em toda Israel serão salvos salva (Rm. 11:25). Ambos foram desobedientes e afastados de Deus, mas agora, estes alcançarão misericórdia igualmente para que ninguém se glorie nisso, nem os judeus, nem os gentios. Tudo está centralizado na pessoa de Yeshua. A ele a glória pela eternidade, amém!


Então, quando a Videira for reenxertada por seus ramos naturais (Israel) e os enxertos da videira que era brava (os gentios remidos), se unirem plenamente à Videira Pura, haverá um encontro de fé e unidade no Espírito, então todos seremos de uma mesma Seiva, que é Yeshua, o Rei das Nações.


Para a nação de Israel será um caminho de volta ao seu destino e para os gentios remidos, uma entrada gloriosa no Caminho, na Verdade e na Vida, um destino eterno para ambos.


"Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo, dos dois um novo homem, assim fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade; e, vindo, ele evangelizou paz a vós que estáveis longe, e paz aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. (Efésios 2:11-22).


E, quanto as nações não remidas dentre os povos? Isso ocorrerá e eles tem os seus propósitos e destinos. As nações continuam pisando sobre Israel, é o chamado tempo dos gentios. Mas, na revelação do Messias, quando esse tempo passar, haverá um grande um alívio para todas as nações, pois haverá um governo de alegria, paz e justiça por todo o governo milenar. A igreja será julgada no Tribunal de Cristo, o governo da Luz para a eternidade com Ele em alívio eterno, já as nações não remidas terão o seu dia de Juízo também, porém, para uma eternidade sem o governo da Luz e sem o alívio eterno.

É isso. Tentei simplificar aquilo que para muitos é uma leitura de ensino complexo para tentar ajudar o leitor a se aproximar mais do evangelho, compreendendo-o à luz daquilo que Yeshua disse que seus apóstolos confirmaram, e que os profetas já havia dito no passado. Mas, por causa da vasta riqueza sobre esse assunto não encerra neste estudo simplificado. Então, prepare-se para aprofundar-se nas Escrituras e bons estudos!


Até uma próxima e que o Pai ilumine e conforte o seu coração com essas palavras.


Cláudio Santos

A Escola do Reino

 
 
 

Comments


JESUS É APAIXONADO POR PESSOAS , NÓS TAMBÉM TE AMAMOS!

Se você precisar de alguma oração ou aconselhamento bíblico, faça contato conosco.

Nossa equipe conta com pastores e conselheiros cristãos de relevado preparo e experiência em aconselhamento pastoral

É um grande prazer poder servir você!

Envie o seu email para adore.sempre@gmail.com

 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja da Harmonia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page