top of page

A mão no arado é inegociável (Lucas 9.62)

Atualizado: 17 de mai. de 2024

"Todo aquele que lança mão do arado e depois olha para trás não está pronto para o reino de Deus." (Lucas 9:62).


Então, como ensina o evangelho, quem tem posto a mão no arado não pode olhar pra trás. Quem reparte os dons a nós é o próprio Deus e não a igreja. (Efésios 4). Muitos cristãos se movimentam apenas no âmbito da institucionalidade, mas o reino de Deus é sobre a espiritualidade.

Em outras palavras, as pessoas esperam a instituição religiosa definir os seus dons para que estes se enquadrem nas necessidades exclusivas da igreja e, assim para serem notados no reino humanista, passem a dedicar zelo no serviço, ainda que aquilo não seja o seu propósito de vida, segundo o dom que o próprio Deus determinou a cada pessoa, mas isso não corresponde com o evangelho.


O arado, citado por Jesus em Lucas, não é um modo de serviço aleatório de uma institução religiosa, nunca foi. O arado é o serviço no modo espiritual, num campo missionário qualquer, que é dedicado espiritualmente e especificamente por amor a Deus e ao próximo por onde nós passamos. Trata-se, portanto de estarmos disponíveis para amar e servir a todos com o livre exercício de nossas habilidades e também com não habilidades. Quantas vezes você, ainda jovem, já precisou cuidar de a crianças mesmo sem ter a habilidade de mãe ou de pai né mesmo? Esse exercício é um ato de caridade e generosidade ou espontaneidade pessoal ou universal.


Porém, o espírito de Deus distribuiu um dom específico a cada pessoa para servir à igreja e às pessoas de forma peculiar e especial. Para exercê-lo não é necessário nascer de novo e de novo para reiniciar ou reprogramar a sua chamada vocacional para o serviço segundo o dom já recebido de Deus, caso seja a hora de mudar de campo missionário, ou seja, caso seja necessário amar e servir numa outra comunidade, distrito, cidade, estado, país ou até mesmo continente. As suas obras o acompanharão até o fim. Não é sobre um modo temporal de viver, amar e servir. Vida por um ideal eterno.


Ainda que ocorra uma mudança territorial, o dom que Deus deu a nós não morre com a mudança de território para que porventura seja necessário trocar de dom ou revogá-lo por causa disso. Isso seria uma doutrina que não encontra fundamento bíblico, nem princípio espiritual.

Não precisamos nascer de novo quando mudamos de local de trabalho missionário e o fundamento bíblico inicial para essa afirmação de nossa identidade espiritual é essa: "Todo aquele que lança mão do arado e depois olha para trás não está pronto para o reino de Deus." (Lucas 9:62). É necessário convicção de quem nós somos e qual é o nosso propósito para que deixemos de viver na aleatoriedade e na superficialidade.


Quando o Evangelho fala em "nascer de novo", Jesus estava falando de um novo coração, uma nova vida espiritual para o judeu, portanto uma mudança que proporcionaria mudanças radicais no seu modelo de serviço ao Senhor.


Mas, quanto ao cristão já redimido, ou seja, nascido de novo, Jesus falou para permanecer com a mão no arado, sem desistir disso por onde andarmos! Paulo confirmou as palavras de Jesus dizendo: "cada um permaneça naquilo que foi chamado diante de Deus". (1 Cor 7:20). Às vezes algumas igrejas não alinhadas com evangelho tentam inventar coisas de suas próprios raciocínios culturais empolgantes para convencê-lo a enterrar o dom dado pelo espírito de Deus, mas infelizmente, essas doutrinas estão muito distantes da doutrina dos Apóstolos, que é a mesma de Cristo.


E Paulo continuou ensinando sobre isso em Corinto:


"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

Destaque para isso:

11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Cor. 12: 4-11).


Repare que quem reparte os dons para servir como igreja, não é o pastor, nem outro líder de ministério de triagem. Quem distribuiu os dons para servir foi o próprio Deus e Pai e isso não muda quando você muda de bairro ou de cidade ou de igreja ou de nação. Se você é forçado a mudar de com pela igreja, pode crer que certamente esta igreja não está sendo dirigida pelo Espírito Santo.


Quando somos movidos pelo Espírito para um outro campo de serviço, não podemos olhar pra trás, abrindo mão daquilo que foi dado por Deus para nos acompanhar, é o contrário, precisamos permanecer firmes no propósito do Espírito de Deus sobre nós, e com isso, seguir em frente com o dom e o objetivo de fé que Ele lhe presenteou.


É como seguir o exemplo de Neemias, quando ele foi tentando a desistir de cumprir aquilo que lhe foi designado por Deus: "Estou fazendo uma grande obra, de modo que não posso descer" (Neemias 6:3-4).


Um outro modelo de fé e convicção sobre o dom recebido do Senhor para o serviço no reino de Deus, e que lhe dá fundamento para não ser engando é a parábola dos talentos:


"14 “E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. 15 A um deu cinco talentos[a], a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. 16 O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco. 17 Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. 18 Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.

19 “Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. 20 O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.

21 “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’

22 “Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.

23 “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’


Os homens e mulheres de fé, e que mesmo sendo falhos e mesmo sem merecerem nada mais do que a vida que já tinham, pela fé não retrocederam diante dos argumentos da tradição, são bem destacados no evangelho, em Hebreus 11. Estes não negaram e nem desistiram de seus chamados em troca de honras e privilégios religiosos e políticos porque pela fé eles entenderam que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. A lista começa obviamente por Abel:


"4 Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.


Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.


17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

20 Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.

21 Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.

22 Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

23 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

31 Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

32 E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

33 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

34 Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;

36 E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

38 (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.


Estes homens e mulheres olhavam para Deus e por isso venceram! Esse é o mistério, muitos vocacionados não prosperam nas suas missões, ou seja, nos seus dons (carisma no grego), porque estes estão olhando para os falhos e temporais sistemas religiosos e humanos da terra em vez de olharem para o eterno poder e o amor de Deus nos céus e na terra.

Os nomes citados no texto de hebreus acima compreenderam que eram peregrinos e estrangeiros na terra, e por isso viveram por um ideal eterno!


Conclusão


A igreja não pode usurpar o poder de Deus. Deus repartiu os dons aos homens e não a igreja. É como está escrito: "A uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

²⁹ Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?

³⁰ Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

(1 Coríntios 12:28-30)


Se você é novo na fé cristã, procure com zelo o melhor dom e a você será mostrado um caminho mais excelente (! Cor. 12:31).


Se você é cristão antigo na jornada de fé e já colocou a mão no arado, não volte mais atrás, nem tente desistir disso. Eu o desafio a tentar pensar em abrir mão de seu chamado, e aposto que você não encontrará conforto no seu coração e você sabe muito bem disso! Não negocie o dom de Deus por um prato de lentilhas, nem enterre o talento que lhe foi dado por Deus para viver, amar e servir. E, cuide para não ser levado pelas heresias!


Como vimos aqui através do evangelho, a igreja não tem poder espiritual para distribuir dons e talentos porque esse atributo é exclusivamente de Deus. Cuidado com as heresias copiadas e coladas de outras comunidades confusas e desalinhadas com a autoridade do evangelho. A autoridade do Evangelho é superior à autoridade igreja porque enquanto o Evangelho é o poder de Deus para a salvação dos homens na terra, a igreja é apenas o agente coadjuvante, ou seja, apenas um meio e não o fim, para que o propósito do Evangelho seja cumprido.


NÃO OLHE PARA TRÁS,

CONFIE NO EVANGELHO

E PERMANEÇA NELE ATÉ QUE JESUS VENHA!


www.aescoladoreino

"Só Evangelho"

 
 
 

Comments


JESUS É APAIXONADO POR PESSOAS , NÓS TAMBÉM TE AMAMOS!

Se você precisar de alguma oração ou aconselhamento bíblico, faça contato conosco.

Nossa equipe conta com pastores e conselheiros cristãos de relevado preparo e experiência em aconselhamento pastoral

É um grande prazer poder servir você!

Envie o seu email para adore.sempre@gmail.com

 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja da Harmonia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page