top of page

A Igreja Adoradora

A igreja adoradora não tem necessidades de vitrines ou de holofotes. Essa preocupação jamais poderia passar pela alma da igreja. O assunto não é a música, nem dança porque o mais importante é "tocarmos" o Espírito de Deus como fez Davi, com humildade e liberdade de espírito, o que passar disso é mera vaidade, não importando a fama da igreja. A defesa de uma fama também é vaidade e vaidade é pecado.

É salutar respeitar os demais irmãos da igreja, quando eles não fazem parte da "equipe de louvor", pois a igreja questiona aos que estão servindo na frente, não numa postura de cobrança, mas numa postura de "zelo" porque a igreja é uma só equipe adorando ao Senhor. Como é bom zelar por essa unidade (a igreja inteira) e não apenas um grupo de louvor, proclamados pela tradição como "os adoradores" e, isso não depende daquilo que estamos fazendo, mas daquilo que é verdadeiro no evangelho.

Então, biblicamente, louvor e adoração não se resume a um pequeno grupo tocando e dançando rotineiramente sob os olhares de vários expectadores, numa tradição de apresentação burocrática, numa bolha, sem liberdade de espírito aos meros frequentadores de palcos evangélicos, também sem liberdade. Não existe louvor. No evangelho não existe o "senta aí e cale-se" se todos são livres para adorar.



"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"(João 8:36).


O louvor e a adoração são coletivamente apresentadas a Deus como um corpo, ou seja, a igreja inteira, os que tocam, os que não tocam, os que cantam, os que não sabem cantar, nem tocar, enfim, todos os que fazem parte da igreja no geral. No evangelho não existe uma banda, existe um tudo. No evangelho não existe corpo de dança, existe o corpo de Cristo. Enfim, no evangelho não existe apresentação, nem apresentadores, nem platéia, existe a igreja adoradora. Todos adoramos como um só corpo e todos participam de um mesmo ambiente espiritual. Então, como família, todos devem se preocupar uns com os outros de forma saudável, zelosa e em unidade.

A igreja adoradora deve se preocupar com os músicos, com os líderes, com os pastores, etc. Por exemplo, se um pastor da igreja, que ensinava semanalmente na igreja, parar de pregar, naturalmente ou espiritualmente, a igreja vai estranhar e vai se preocupar com isso, questionando-o sobre o verdadeiro motivo da parada como forma de zelo, o que é louvável da parte da igreja, pois igreja é um corpo e, corpo sente falta de uma unha ou um dedo ou uma mão.

Contudo, se, por outro lado, a igreja não está interessada na saúde e no serviço dos demais, a igreja não compreendeu o evangelho e, isso deve ser motivo de preocupação. Mas, se a igreja observa e se preocupa com o outro ou com o grupo, então, a igreja "compreendeu" o evangelho porque no evangelho não se trata de departamentos, de cumprimentos de ritos, nem de burocracias, mas de amor e zelo pelo irmão, pois são realidades espirituais, ou seja, a igreja não está isolada da equipe de liderança, nem da equipe de louvor, nem a equipe de louvor está separada da igreja e assim por diante. Todos se importam com todos.

Nesse sentido é importante se interessar com a equipe, e com a igreja, quando a igreja está dentro disso e se preocupa com tudo isso também. E não existe serviço levítico no evangelho. A igreja inteira é adoradora e não apenas os músicos, as dançarinas (quando tem), os diáconos, líderes e pastores. Não existe expectadores no evangelho. Não existe júri também. Imaginem se ao concluir uma oração você buscar a opinião de alguém para saber se a oração foi boa, como se precisasse de uma nota para a sua adoração. Se o culto foi bom, isso é uma aceitação daquele que é Adorado. No evangelho não existe adoração técnica, culto técnico, pregação técnica, etc.


O que existe no evangelho é a igreja espiritual em movimentos espirituais. A finalidade da igreja é pregar as boas novas. Não faz sentido uma igreja viver trancada em seu mundo exclusivo de tradições complexas para viver uma coisa tão simples quanto o verdadeiro evangelho.

Chegou o momento de refletirmos: Se não houvesse música ou dança na igreja, a igreja poderia adorar a Deus?

A Igreja Adoradora é aquela que fala "entre todos" com salmos e cânticos espirituais (Ef. 5:19). Paulo não estava se dirigindo especificamente aos músicos ou ao grupo de dança, etc (se é que ele se preocupou com isso no evangelho). Quando o Apóstolo ensinou em Éfeso, ele estava se referindo a um grupo muito maior: a igreja em seu contexto coletivo.

Conclusão

No evangelho não existe mais burocracias e ritos complexos porque ele nasceu para ser simples. Antes do evangelho estava tudo complicado, mas foi então, que Jesus chegou e simplificou tudo com o evangelho. Na Nova Aliança é a simplicidade que faz a diferença. E a diferença é essa, os adoradores que Jesus se referiu em João 4:24, ao falar com a mulher samaritana, era a igreja, ele não estava falando de música, músicos, instrumentos musicais, palcos, dança, salão ou emoção. Ele estava falando de adoração em secreto e também em adoração coletiva em espírito e em verdade. A emoção não representa a espiritualidade, nem a santidade.

E aí, clareou um pouco mais? |Espero haver mais uma vez contribuido para a sua edificação espiritual, através do conhecimento do evangelho. O evangelho é libertador, conforme João 8:32: "E você conhecerá a verdade, e a verdade libertará você".


Sair da mente da tradição é sair da vida pesada, voltando para a leveza do evangelho, é voltar para a mesma mentalidade de Cristo. É uma metanoia difícil de ler, viver e curtir! Mas, faz bem ao espírito, alma e corpo.


Até a próxima.

Cláudio Santos

A Escola do Reino

 
 
 

Comentários


JESUS É APAIXONADO POR PESSOAS , NÓS TAMBÉM TE AMAMOS!

Se você precisar de alguma oração ou aconselhamento bíblico, faça contato conosco.

Nossa equipe conta com pastores e conselheiros cristãos de relevado preparo e experiência em aconselhamento pastoral

É um grande prazer poder servir você!

Envie o seu email para adore.sempre@gmail.com

 

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja da Harmonia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page