A Escola do Evangelho, 27ª. edição.
- Cláudio Santos
- 4 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
O Evangelho bíblico não é o mesmo que tem sido praticado nas igrejas tradicionais, uma vez que na tradição apenas se repete liturgias e ou metodologias de geraação em geração, sem ao menos questionarmos se a nova vida numa nova aliança com Deus, de fato deveria seguir os velhos ritos e práticas judaicas como templo e seus velhos serviços sacerdotais e levíticos, assim como as roupagens ocidentalizadas que foram herdadas das misturas de crenças romanas e ainda parcialmente continuadas pelos ritos desnecessários da igreja cristã, mais especificamente a igreja evangélica ou protestante que foi desligada de Roma a partir de Lutero.
Nesta Escola do Evangelho iremos abordar a metanóia que ocorreu na mente dos judeus que se uniram à igreja, e por isso deixaram as velhas práticas ritualísticas e tradições da lei para uma virada de caminho profético e de acordo com os tempos, seus ciclos e seus movimentos na história da igreja.
O evangelho deu uma virada nos métodos de serviços. Não existe mais templo, nem sacerdote, nem levitas, etc. Por isso Jesus e seus apóstolos não se dedicaram a esses rituais, os velhos ritos já lhes eram antiquados e daí, aquela liturgia já não mais fazia sentido. Então, foram periféricos ao templo e as coisas de lá. Jesus e seus apóstolos foram uns desigrejados, mas desigrejados do grupo desalinhado das Profecias. Eles romperam com o sistema religioso e arcaico.
No evangelho, a ênfase havia mudado, daí, agora, as pessoas importam mais do que as coisas. E, foi aí que Jesus ensinou o amor e a filiação paterna ao criador da vida e do amor, aliás a prória vida e amor verdadeiro, o Seu Pai, o Eterno. Tem muito mais nesta 27ª escola do evangelho!...
Até lá, porém, deixaremos no ar uma pergunta simples sobre o evangelho: Vc entendeu o que Estevão falou em Atos 6 e 7 e o que Jesus falou em Lucas 4 para os fariseus em João 4:21 a 24, para a mulher samaritana sobre os tempos e os movimentos no reino de Deus ou vc simplemente ignora o evangelho e segue cegamente uma tradição de um evangelho romano gosplezado e mal interpretado como maria-vai-com-as-outras , sem nada questionar da tradição religiosa que vc participa?
Pra pensar né mesmo? O evangelho é uma metanóia.
Cláudio Santos
A Escola do Reino
Comentários